Frazetta – O Deus da Anatomia

Era uma vez um desenhista e um editor. Um belo dia o editor chamou o desenhista num canto e disse a ele “Olha, manolo… teu traço é foda e coisa e tal, mas estou percebendo que tu não manja muito de carne, saca? Músculo, osso, tendão… quando o negócio é desenhar corpo humano e animal você caga! Pega esse livro aqui de anatomia e vai estudar um pouco para nunca mais desenhar personagens com dois pés esquerdos!”

O sujeito pegou o livro e, em uma única noite, leu e desenhou TODOS os esquemas ilustrados do bagulho; dos ossos aos músculos, passando por pele e órgãos. Corpo humano de tudo que é posição, forma, peso e idade. No dia seguinte devolveu o livro para o editor e disse: “Valeu, truta! Agora eu já sei anatomia!” ao que o cara respondeu: “Não fode! Eu estudo anatomia há dez anos e ainda não sei tudo. Vai me dizer que tu fez osmose dessa porra de livro em uma única noite?” e o desenhista: “Fiz, caralho! Quer ver?!”

O nome deste editor era Ralph Mayo e o desenhista era Frank Frazetta.

Não vou gastar linhas falando de um dos grandes deuses do mundo da ilustração em geral e provavelmente o mais fodástico em termos e ilustração fantástica. Se você desenha então tem a OBRIGAÇÃO de saber quem é este cara! Titio Frazetta foi um desenhista americano de sangue italiano. Trampou em várias editoras desde a década de quarenta, jamais parou de trabalhar até sua morte, no ano passado. Mesmo depois de décadas e décadas, seu traço ainda bota no cu de muito ilustradorzinho que se acha modernoso e engraçadão. Uma arte atemporal maravilhosa e que encanta os maiores bam-bam-bans do traço até hoje.

Seu ponto forte sempre foi anatomia humana. Seus guerreiros e guerreiras, bruxos e deusas, rainhas e príncipes sempre tiveram corpões belamente desenhados, mesmo quando eram corpos feios. Joga o nome do fulano do google e você vai encontrar duzias e duzias de amostras desta verdade!

Este aqui é apenas o PRIMEIRO post sobre o Frazettão, pois o que tem de trampo bom deste cara dá para encher uma estante inteira de livros.

Hoje irei apresentar neste aqui algumas artes mais antigas, do começo de carreira, na época em que ainda era um ilustrador desconhecido, mas mesmo assim já manjava uma caralhada de coisas que Jim Lee e outros desenhistas de marombados não aprenderam nem em vinte anos!

Babem!

7 comentários em “Frazetta – O Deus da Anatomia

  1. Takamura disse:

    Adoro a sua forma de escrever.

    Salve Frazetta!!

  2. […] precisa de apresentações, né?! Se não conhece, leia ESTE POST onde eu apresento o homem! E trate de virar fã dele […]

  3. Eber de Oliveira Júnior disse:

    Luz…é de quem tem…Luz e Sombra é prá quem pode…!Parabéns pelo seu bom gosto…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s