Gustave Doré – Ilustrando Mitos

Outro grandessíssimo mestre da ilustração que eu demorei pracarai para falar aqui: Gustave Doré!

Nascido no século XIX, notobilizou-se como um dos grandes ilustradores de sua época. O número de pranchas da sua autoria ultrapassa 10.000! E todas elas uma obra de arte à parte. Utilizando o método da xilogravura (já que na época as deficiências tecnológicas de impressão não permitia muitos métodos de reprodução de desenhos) ele deliciou as massas leitoras com imagens belíssimas de Contos de Fadas, narrativas épicas, histórias de terror e até a bíblia. Também trabalhou ilustrando matérias de jornais, quando a máquina fotográfica ainda era rara, cara e difícil de ter suas imagens reproduzidas.

Porém seu trabalho mais famoso foi com o trampo que ele pegou para fazer as ilustrações de A Divina Comédia. Sua visão particular de uma das maiores obras ocidentais de todos os tempos ficou gravada no imaginário popular. Foi tão bem aceita que até hoje nenhum editor com algum juízo atrás dos óculos garrafais ousa reeditar esta obra de Dante sem as ilustrações de Doré.

Veja abaixo algumas destas obras, em todos os seus detalhes! Ah, e uma coisa boa é que é MUITO fácil encontrar ilustras deste cara por aí! Aqui tem apenas 11, mas qualquer pesquisa vai te levar à muitas outras!

Um comentário em “Gustave Doré – Ilustrando Mitos

  1. Monique disse:

    Aha, tava demorando! Bem, já que minha sujestão anterior colou, tenho outra dica de artista: Drew Struzan, a home dele é http://www.drewstruzan.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s