Stephen Sawyer – Jesus Sarado

No último post falamos de um cara que fez ilustras para um livro ‘cool’ da religião Hindu. Agora vamos falar que outro cara que tem como meta popularizar sua religião: no caso o Cristianismo.

E o que Stephen Sawyer faz, sem dúvida, é ‘popular’.

Este americano é um cristão devoto. Sempre fez artes de temas religiosos, incluindo, obviamente, Jesus. No entanto ele fazia aquelas artes “tradicionais”, mostrando o Nazareno naquelas icônicas imagens de pastor de ovelhas, caminhante das águas e tudo mais. Então ele percebeu o óbvio ululante que parece que a maioria dos cristãos não sacou até agora: aquelas imagens eram alegorias. Formas de mostrar que Jesus era foda e tudo o mais. Só que naquela época fazia sentido falar de ‘pastoreiro de ovelhas’ e tudo. Mas e hoje em dia?! Que porra me importa se Jesus pastoreava ovelhas? O que tem de foda nisso!?

Por isto que Sawyer prefere fazer um jesus ‘forte e poderoso’ seguindo os modelos atuais: um Filho de Deus bombado, mas ao mesmo tempo gentil – algumas vezes até em suas famosas representações tradicionais. Um cara que definitivamente sofre com seus irmãos, aos invés de ficar com o rabo sentado na nuvem só julgando os outros. Claro que os conservadores piraram, mas ao mesmo tempo outros devotos o aplaudiram. Nas palavras do próprio artista, ao justificar esta revisitação ‘moderna’ de Jesus: “Dificilmente Jesus poderia ter alcançado tantos feitos se fosse um fracote”. E arremata: “Era um carpinteiro da classe trabalhadora. Com certeza o seu corpo era forte e musculoso, porque essa era a sua ferramenta de trabalho”. Faz sentido, não?

E quer saber? No fundo ele tem razão! Como os próprios índios brasileiros comentaram quando vieram os padres catequizá-los e eles foram apresentados, pela primeira vez, à religião cristã e a um crucifixo: “Por que vocês idolatram um fraco que foi espancado e pregado numa cruz?”

Agora curta as artes do moço, sendo você cristão ou não.

000 441499-art-for-god Cristo-4 Figura13 Figura14 Figura16 Jesus sarado1 Jesus-sarado-7 warriorking (2) zzz

4 comentários em “Stephen Sawyer – Jesus Sarado

  1. Evandro disse:

    A 5ª imagem realmente nos faz pensar. Magnífico o trabalho desse cara, os desenhos são lindos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s