Edgar P Jacobs – A Marca da Aventura

Eu descobri o mundo das BDs franco-belgas faz pouco menos de dez anos. Não que já não tivesse lido Asterix e Tintin por aí, mas só realmente mergulhei neste universo faz pouco tempo.

Enquanto me debruçava sobre várias destas obras (e me perguntava se Corto Maltese, que teve publicações originais na França, poderia ser considerado BD também ou só fumetti) acabei esbarrando neste clássico chamado Blake e Mortimer.

Seu autor, o quadrinista Edgar Jacobs, foi um dos assistentes de Hergé, o criador de Tintin e grande popularizador do estilo “Linha Clara”, que marcou com força os quadrinhos belgas dos anos 40 e 50. Mas enquanto a obra do pai do repórter topetudo seguiu no seu estilo levemente cômico e cartunizado, Jacobs começou lentamente a se mover em direção ao realismo. Em poucos álbuns ele já havia superado seu mestre e havia criado uma dupla de personagens que se tornou famosa na França e Bélgica tanto quanto Tintin.

Blake e Mortimer é a única obra clássica deste período que continua tendo álbuns publicados até hoje. Jacobs, antes de falecer, confessou que não via problemas em outros autores utilizarem seus personagens. Claro que nem todos os novos títulos são dignos da obra original do autor (sobretudo a sua grande obra-prima: A Marca Amarela), mas ajudam a manter vivos estes personagens pelos quais eu me apaixonei.

Por isto, quero que apreciem abaixo algumas pranchas originais do mestre, incluindo alguns dos seus trabalhos não-autorais. E embora seja pouco provável que sejam publicados no Brasil, vale a espiada pela internet a fora.

EPSON scanner image001Gordon-4 PlancheA_100850 post330 tintin02194701   002 005 006 blake_mortimer_jacobs_couverture_tintin_16 ghj Gordon-1 Gordon-2 Gordon-3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s