Pedro Américo – Pobre Louco ou Morte!

“Sete de setem-bro! Data tão festi-va! Foi quando a porra toda desandou lá na aveni-da!”

Eba! Hoje vou apresentar o artista de um quadro que todo mundo já viu, mas a maioria nem faz ideia quem pintou: O Grito da Independência, de autoria de Pedro Américo, nosso convidado nacionalista de hoje!

Independence_of_Brazil_1888

Tá certo que como ele pertenceu ao movimento romântico, muita coisa tava excessivamente ‘romantizada’ nesta tela: dizem que Don Pedro tava é sentado em cima de um burro, não de um cavalo. E devia estar numa posição menos imponente, pois tava com dor no bucho!

Bem, mas temos que dar um desconto, afinal a independência tinha sido declarada antes do pintor nascer!

Mas todo este excesso de romantismo tem sua razão: este manolinho foi importante para ajudar a criar a identidade brasileira naqueles tempos livres, leves e soltos do primeiro século de liberdade. Precisávamos de imagens fortes e românticas para nos unirmos como nação (já que naquela época o futebol ainda não tinha chegado com força no Brasil).

Ah, mas nem só de temas tupiniquis viveu o Pedroca! Ele viajou muito para a Europa e também pintou temas do velho continente, como Hamlet, a rabequista árabe e outros. E vale dizer que ele também foi escritor – mas disto é melhor vocês perguntarem para o seu professor de História ou de Literatura que deve manjar mais que eu.

Vocês poderão apreciar a arte dele logo abaixo!

1024px-Americo-avaí 1024px-Autorretrato_de_Pedro_Américo_na_Batalha_do_Avaí Pedro_Américo_-_A_carioca_-_1882 Pedro_Américo_-_Retrato_de_Cândido_Almeida_Reis_-_1888 tiradentes-supliciado-de-pedro-americo2 Museu Nacional de Belas Artes 410px-Pedro_Américo_-_D._Pedro_II_na_abertura_da_Assembléia_Geral 428px-Pedro_Américo_-_A_rabequista_árabe_-_1884 437px-Pedro_Américo_-_Desenho_de_modelo_vivo 583px-Pedro_Américo_-_Visão_de_Hamlet_2 451px-Pedro_Américo_-_Figura_Masculina_em_Pé_2 710px-Pedro_Américo_-_Moisés_e_Jocabed

2 comentários em “Pedro Américo – Pobre Louco ou Morte!

  1. Cade Carneiro disse:

    Parabéns pela postagem e pelo site!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s