Masami Kurumada – Queime, lápis!

Quem é fã de Cavaleiros do Zodíaco já conhece este cara – e quem NÃO é fã de cavaleiros, mas é fã de mangás em geral, também conhece este cara. Masami Kurumada.

Ele foi o criador da série de anime mais bem-sucedida no Brasil até hoje, os já citados Cavaleiros do Zodíaco. Respeitadíssimo no meio nos anos 70 e 80, Masami já chegou a ser o autor de quadrinhos mais rico do Japão (e talvez do mundo). Mas, infelizmente, algumas cabeçadas – seguidas de total falta de criatividade na hora de desenvolver novos trabalhos – acabaram por leva-lo à bancarrota. Hoje, sua maior fonte de renda ainda é Cavaleiros do Zodíaco, embora ele tenha vários outros trabalhos. Alias, trabalhos de qualidade… hmmm… questionável.

O autor é conhecido como o Rob Liefeld do Japão devido ao seu traço ruim, e também à sua capacidade de criar personagens carismáticos – embora ele mesmo não saiba muito bem desenvolvê-los. E realmente, se formos ver hoje, sua arte é bem ruizinha, quadrada e, por vezes, desrespeitando aspectos básicos da anatomia humana. Mas como foi que um desenhista ruim fez tanto sucesso? Bem, ele não foi sempre ruim… não que ele fosse melhor no passado, mas no contexto em que ele surgiu (o manga médio dos anos 70 era meio mal desenhado) ele era considerado um dos melhores.

Além disso, suas obras obtiveram ajuda extra para decolar. Graças à Shingo Araki e Michi Himeno, cavaleiros teve um traço melhorado e suavizado quando virou anime, ajudando aos fãs a gostarem da série. Alias eles também trabalharam em outra obra do autor, Ring ni Kakero e a diferença entre os traços você vê abaixo:

Shingo Araki e Himeno / Kurumada

Shadow_round_1 Brutal, heim?

Seja como for, apesar dos pesares, Kurumada foi um dos melhores desenhistas da década de 70 e manteve-se no nível da maioria dos anos 80. Infelizmente ele não evoluiu nada nos anos seguintes. Se formos observar seus trabalhos mais recentes a única coisa que recebeu um “upgrade” foi o acabamento e detalhamento de cenários e personagens… algo que NÃO é feito por ele, mas sim por seus assistentes. Pena!

Mas temos que admitir: seu trabalho tem impacto até hoje! Por mais que consigamos perceber um personagem com dois pés esquerdos, ainda assim ficamos olhando interessadíssimos na imagem. Ela prende a nossa atenção – e este sempre foi o grande trunfo do autor.

Vamos, agora, apreciar algumas de suas pranchas logo abaixo: 1-01 2-18 decapitation  saint-seiya-next-dimension-5553441 a46d7942480b377ff51b5436bc60a2d4 pages02 pages03 pages04 sukeban-arashi-4335797   couverture05 furiadostitas01 ill2 mizuki

4 comentários em “Masami Kurumada – Queime, lápis!

  1. Daniela Furrer disse:

    Gente, que trampo horrível é esse?!?! Peraeeee!

    Date: Sun, 12 Apr 2015 10:51:47 +0000 To: daniela.furrer@hotmail.com

  2. Antonio disse:

    Eu vejo apenas o Seiya fazendo cosplay de samurai e boxeador nessas artes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s