Almeida Júnior – Regionalista

Um dos maiores pintores que a terrinha já produziu. Almeida Júnior foi um Ituano percursor do realismo no Brasil, numa época em que a maioria dos manejadores de pincéis preferiam pintar Santos, Hamlet, Valquírias e outros temas europeus. Não que ele não curtisse estes temas também no início da carreira.

Seu interesse na cultura caipira e no folclore nacional começou a crescer quando o imperador Pedroca Segundão sacou o talento do rapaz e o mandou se aperfeiçoar lá no velho continente. O cara voltou consagrado para o patrópi e, já manjando muito nos paranauê, começou a olhar mais para a cultura do próprio país e ficou conhecido justamente por seu estilo regionalista.

Entre suas obras mais famosas estão ‘Caipira picando fumo’, ‘Saudade’ e ‘Descanso da Modelo’. O cara é tão responsa que sua data de nascimento, 8 de maio, é o Dia do Artista Plástico brasileiro! Éééé… hoje mesmo!

Pena que o destino dele foi trágico: morto por um corno furioso… que merda, heim?

almeida jr Almeida_Júnior_-_Caipiras_Negaceando,_1888_(MNBA) Almeida_Júnior_-_Fuga_para_o_Egito,_1881 Almeida_Júnior_-_Moça_com_Livro Almeida_Júnior_-_O_Violeiro_(2) Almeida-amolação-pinac Descanso_do_modelo1 jose-ferraz-de-almeida-junior-brasil-1850-1899-caipira-picando-fumo-1893-pinacoteca-do-estado-de-sao-paulo tumblr_me5td6AHH11qeuyyqo1_1280

Um comentário em “Almeida Júnior – Regionalista

  1. peregrinacultural disse:

    Boa postagem. Almeida Júnior ainda precisa ser melhor conhecido no Brasil. Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s