Hieronymus Bosch – Mestre do Horror Medieval

Existem certos artistas cujas obras são atemporais. Que mesmo depois de anos… décadas… século… milênios… elas continuam a fascinar!

Os pintores clássicos são verdadeiras máquinas do tempo para enxergarmos os sentimentos das pessoas de outrora e perceber que… elas não eram tão diferentes de nós, uma vez que somos capazes de sentir emoções semelhantes às que elas sentiam quando olhavam para estas obras que, hoje, são chamadas de “antigas”.

Nada é mais primitivo, nem mais atual, do que o sentimento do medo. Dizem os estudiosos que foi, provavelmente, a nossa primeira emoção… e certamente ainda é aquela que mais guia nossas vidas.

A arte de Hieronymus Bosch (cujo nome real era Jeroen van Aeken) transita entre nossas emoções mais básicas. Seu estilo detalhado e cuidadoso é espetacular e deixa nossos queixos caídos até hoje. Suas obras, misturando medo, desejo e confusão, são tão espetaculares que fica difícil exprimir em palavras.

Existe um cem números de tratados artísticos falando dos detalhes sórdidos em seus quadros, um assunto que dá MUITO pano para a manga, mas vou deixar você descobrir por si mesmo, googolando o nome dele por aí.

Por enquanto, apreciem este pequeno apanhado de suas incríveis obras, algumas delas recortes de obras maiores (que eu REALMENTE aconselho a dar zoom nas imagens para apreciá-las melhor!).

111 222 333 444 555 666 777 888 999

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s