Eugène Delacroix – Enfants de la Patrie

Allons enfants de la Patriiiiiiiiie! Le jour de gloire est arrivééééééé!!!

Oba! Vamos conhecer mais um artista clássico aqui no blog, embora todo mundo já tenha visto pelo menos UM de seus quadros: “A Liberdade Guiando o Povo”, o grande símbolo da Revolução Francesa. Trata-se do mestre Delacroix!

000

O manolo, que OBVIAMENTE é francês, é considerado o mais importante representante do romantismo de seu país. Quem manja do movimento romântico sabe dizer o porquê. O pintor, que como poucos soube sublimar os sentimentos por meio da cor, escreveu: “…nem sempre a pintura precisa de um tema”. E isso seria de vital importância para a pintura das primeiras vanguardas.

Segundo ele, a coisa mais importante é que a pintura causasse sentimentos nas pessoas e certamente ele conseguiu arquivar este feito! Confira alguns de seus quadros logo abaixo!

001

002 003 004 005 006 007

008 009

010

2 comentários em “Eugène Delacroix – Enfants de la Patrie

  1. Rui Carodi disse:

    É meio louco pensar que estes quadros parecem estar se mexendo. É como se a nossa mente completasse a cena terminando os gestos e quase colocando os sons. Muito foda.
    Outra coisa estranha é perceber uma certa mistura de elementos: coisas da época e lugar retratados no quadro com coisas da época e lugar do autor fundidos com a imaginação. Fica difícil até pensar que não foi assim mesmo que ocorreu tudo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s