Antes da era dos computador e o escambau os efeitos especiais tinham que ser feitos na unha. Utilizando os mais diversos tipos de apetrechos, fantasias, cenários pintados e tudo… Diretores em parceria com seus cinegrafistas faziam verdadeiros milagres para vender a fantasia de forma convincente aos seus expectadores.
E um dos casos mais incríveis, certamente, é do trampo COLOSSAL que foi feito para que a trilogia original de Star Wars parecesse realmente coisa do espaço!
Boa parte das cenas dos filmes que nós vemos em toda a sua grandiosidade eram, nada mais nada menos que, pinturas! Sim! Afinal criar cenários galáticos como aqueles exigiria um orçamento indecente, do qual o jovem Jorginho Lucas não tinha condições no começo da carreira. A Industrial Light & Magic, empresa de efeitos especiais do nosso mestre Jedi, tinha um time de ilustradores e artistas fantástico! Seus nomes? São vários!
Chris Evans, Michael Pangrazio, Frank Ordaz, Harrison Ellenshaw e Ralph McQuarrie estão entre eles. E como não dava para priorizar só um destes mancebos, resolvi pegar peças de TODOS eles! E você vai conferir abaixo o resultado do trampo destes caras – muitas destas pranchas bem reconhecíveis dentro dos filmes!
Aprecie!