Jack Kirby – Mestre Versátil

O blog está acabando e ainda NÃO postamos nada do monstro Jack Kirby aqui… como?!

Este cara é o guru das paradinhas do lance dos quadrinhos gringos! Sua importância para o mercado só não é considerada maior do que a do próprio Will Eisner – sim, tem uma galera que dá à Stan Lee a medalha de prata na importância para os quadrinhos americanos, mas muitos afirmam que Kirby foi bem mais importante.

Jacob Kurtzberg (seu nome verdadeiro) teve uma infância difícil, socando a cara de valentões no seu bairro pobre, e aprendeu a desenhar praticamente sozinho. Por este motivo o seu estilo de desenho era considerado único: quadradão, travado, mas ao mesmo tempo dinâmico. Ele começou trabalhando em estúdios de animação, como o Fleischer Studios, e como ilustrador em revistas pulp e só depois seguiu para os quadrinhos.

Juntamente com Joe Simon, ele criou o Capitão América. Graças ao seu trabalho anterior nas animações, seu estilo era incrivelmente dinâmico para os quadrinhos da época, carregado de muita ação e tomadas cinematográficas, e o personagem virou sucesso imediato.

Quando foi para a Marvel, conheceu o figuraça Stan Lee e, juntos, criaram praticamente todos os heróis da Era de Prata da editora: Quarteto Fantástico, Thor, Hulk, Surfista Prateado… enfim! E ele ainda iria para DC Comics e criaria os Novos Deuses, Senhor Milagre, o Sandman dos anos 70, Etrigan… minha nossa! Quanta coisa!

Um cara com um cabedal deste tamanho fica até difícil escolher só umas poucas pranchas para exibir aqui. Dá um confere numa amostra do mestre Kirby logo abaixo!

Um comentário em “Jack Kirby – Mestre Versátil

  1. André Silva disse:

    um mestre um dos meus artistas clássicos favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s