Tony Wong – O rei dos Quadrinhos (na China)

Camaradinha amigo deste blog… leia este post com muito carinho porque não foi nada fácil fazê-lo. Não mesmo! O que eu apresento a vocês é um dos artistas de comics mais famoso da China  (e, miseravelmente, quase um desconhecido no ocidente…). O cara é conhecido como “O rei do quadrinhos” em Hong Kong, uma espécie de Stan Lee no país, cujo estilo tradicional de quadrinhos chama-se Manhua, que eu ouso dizer que é uma versão mais “comiczada” dos mangás, onde o estilo mangá aparece apenas na superfície de uma narrativa ‘quadrada’, cheia de palavras, típica dos quadrinhos americanos. Apresento-lhes…

Hã… sabe… tive problemas inclusive para escolher um nome para ele. Sim… escolher! Seu nome ‘ocidental’ é Tony Wong, mas seu nome verdadeiro é Wong yuk Long  ou 黄玉郎. Puta encheção de saco! Mas a pior parte foi quando eu fui selecionar algumas artes do maluco para colocar no post.

Não vou mentir, achar imagens deste artista foi um CARALHO EMPANADO COM AREIA! Boa parte do material está em sites chineses (onde pesquisas utilizando palavras com caracteres do alfabeto latino são totalmente inúteis…) que vivem dando “forbiden” ou mesmo estão cheios de adwares e outras porras do tipo. Mas a persistência venceu e eu consegui! Claaaaro, como não deu para eu conseguir ler porra nenhum das informações nestes sítios é possível que algumas das imagens não sejam do Tony Wong, mas sim do seu cabedal de assistentes que o ajuda a produzir as 44 páginas semanais (!!!) que ele entrega todo início de semana para a editora.

Como vocês verão, o cara é super popular em seu país de origem. Já desenhou quadrinhos na casa dos milhares e o seu tema predileto é artes-marciais. Sim! O gênero Kung-Fu-Farofa é hyper popular entre os discípulos de Mao. Os caras têm um puta orgulho desta sua cultura e a consomem aos bilhões – os artistas de kung fu são, tipo, os super-homens e os batmans deles.

Alias, Tony Wong ficou conhecido no ocidente quando fez uma história em quadrinho baseado no Batman (cuja uma das imagens você verá abaixo). Mas mesmo assim é um nome desconhecido…

Peraí… desconhecido comparado a quem?! Na China tem mais de um bilhão de negos que conhecem SIM o sr Wong! E quantos realmente consomem quadrinhos no ocidente e conhecem Frank Miller? Acho que se for um milhão é muito!

Agora chega de blá-blá-blá e vejam as artes do china logo abaixo.

gfdg

1 99770_001rB 111424343131 129482635832926250 batman comicfile_965_18030_1 jjjj oooooo sg001_001coverl thumb x_baa135_148

4 comentários em “Tony Wong – O rei dos Quadrinhos (na China)

  1. jonathan disse:

    Com certeza seu esforço valeu a pena! muito fodas as artes desse maluco. Se não fosse: UM CARALHO EMPANADO COM AREIA!, eu tentaria achar mais coisas sobre esse cara… hehehehe

  2. Quadrinista disse:

    O estilo do Tony Wong me lembra os mangás japoneses da década de 80, tais como Hokuto No Ken, e Jojo’s Bizarre Adventure.

Deixe um comentário